Requiem For a Dream Música

quinta-feira, 7 de março de 2013

Boitatá



O Boitatá também é conhecido como "Fogo que Corre". Até hoje muitos não sabem o porque do "Boi", se é uma cobra que solta fogo pelas ventas, mas explicaremos com o decorrer do post, seus Lindos Coitadinhos!

O bicho foi citado pela primeira vez em 1560 em um texto do padre Jesuíta José de Anchieta. Segundo fontes, na línguagem Tupi "mboi = Cobra", sim, meus caros, é cobra. E "Tatá = Fogo".

E como toda lenda que se preze, é claro que temos versões diferentes por todo o Brasil. No nordeste, por exemplo, a lenda diz que o Boitatá ataca pessoas que tentam provocar queimadas nas florestas. Vivendo ele em rios e lagos, quando alguém tenta pôr fogo na floresta ele sai de seu "habitat" e queima a pessoa. Nada mais justo! Segundo a lenda "nórdestina" o Boitatá, tem também, a incrível habilidade de se transformar em um tronco de fogo. Quem acharia um tronco de fogo no meio da mata?

Já nas bandas no Sul do país, a lenda segue uma linha de raciocínio diferente. Segundo o povo sulista, a história do Boitatá acompanha o homem desde o tempo do dilúvio. Dizem que, como haviam muitos animais mortos nas águas as cobras estavam festejando alegremente a fartura de comida, e como castigo a barriga delas começou a pegar fogo... Iluminando todo o corpo!



Temos também uma descrição melhor do bicho:

→  Uma cobra gigantesca. Seus olhos parecem dois faróis e tem a pele transparente que cintila nas noites em que anda desfilando pelas campinas e nas beiras dos rios.

Dizem que que quem se depara com a criatura pode ficar cego, louco, ou até mesmo morrer, por isso é recomendável ficar estático, sem nem ao menos respirar e com os olhos bem fechados quando estiver cara-a-cara com o Boitatá.

Detalhe: Como toda boa lenda, a história muitas vezes é bem diferente de um lugar para outro, com isso, em Santa Catarina (Na Ilha formosa ♪) o Boitatá é visto como um touro com patas como as de um gigante e com um olho enorme bem no meio da testa, e ele também brilha.

     O Boitatá (Chamado também de, Boi Bumbá entre outros)

#Daphne

Nenhum comentário:

Postar um comentário